A aposentadoria especial é um direito de trabalhadores que exercem atividades em condições insalubres ou perigosas. Mas para garantir esse benefício, um documento é indispensável: o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
O PPP precisa estar bem preenchido, com todas as informações sobre as condições de trabalho, os agentes nocivos e suas intensidades, além de indicar os responsáveis pelos levantamentos ambientais.
Um PPP mal preenchido pode comprometer o pedido de aposentadoria especial, podendo ser totalmente desconsiderado. Recentemente, um cliente nos procurou com um PPP incompleto, mas após revisar e complementar as informações com a empresa, conseguimos garantir o reconhecimento da atividade especial, antecipando sua aposentadoria, e em valor superior ao esperado pelo cliente.
Se você trabalhou exposto a agentes nocivos como ruído, vibração, frio, calor, eletricidade, vírus e bactérias, agentes químicos, dentre outros, e está em busca da melhor aposentadoria, certifique-se de que seu PPP está correto e detalhado. Precisa de ajuda com isso? Entre em contato pelo WhatsApp (32) 99854-0834.
Autoria: Rafael Cimino e Felipe Siqueira, advogados especialistas em ações contra o INSS.